As respostas dos Partidos Políticos à Prova Final da ASPL

Numa altura tão importante para o país, em que os Portugueses se preparam para eleger o futuro Governo, a ASPL apresentou aos partidos políticos com assento parlamentar um questionário docente (Prova Final escrita), pretendendo com esta iniciativa saber o que pensam fazer estes partidos, para resolver os principais problemas que, há décadas, se abatem sobre a classe, a carreira e a profissão docentes. Complementando e reforçando este questionário, a ASPL remeteu um documento onde apontava os treze principais problemas que pretende ver abordados pelos partidos políticos e conhecer destes as soluções equacionadas para os resolver. São problemas que se arrastam no tempo e que tão mal-estar causam aos professores e educadores e a toda a comunidade educativa.
 
Nem todos os partidos responderam ao questionário docente, tendo a ASPL procurado, por isso, as respostas nos respetivos Programas Eleitorais, designadamente no que respeita a questões essenciais, como a recuperação do tempo de serviço congelado, medidas para aumentar a atratividade da profissão docente, avaliação de desempenho docente, a existência de vagas de acesso aos 5º e 7º escalões, os horários de trabalho, a indisciplina e violência escolares, o regime especial de aposentação, a possibilidade de reinscrição dos docentes na Caixa Geral de Aposentações (CGA), entre outras matérias.
 
Com esta iniciativa, cujos resultados a ASPL coligiu no documento anexo e apresentou, aos professores e educadores, numa sessão online realizada no passado dia 1 de março, a ASPL espera poder contribuir para o debate efetivo dos aspetos mais relevantes da Educação e do Ensino, esclarecendo os professores e educadores sobre matérias e problemas que afetam a sua vida profissional, implicando e comprometendo os partidos políticos na procura de soluções também efetivas, justas e eficazes.
 
A falta de professores, a par da falta de candidatos aos cursos de ensino e agudizada pelo envelhecimento crescente da classe, tem de ser preocupação central de quem nos governa e de todos os deputados da República. A ASPL não desistirá até que, em cima da mesa, estejam medidas efetivas para a resolução desta triste e insustentável realidade.

PPT_Respostas Partidos à Prova Final escrita da ASPL (pdf)

 
PPT_Progamas Partidos-EDUCAÇÃO (pdf)
 

Nota à Imprensa_ASPL_04/03/2024