Associação Sindical de Professores Licenciados
ASPL assinala o Dia Mundial dos Professores 2025: “Docentes pela Paz e Democracia”
No próximo 5 de outubro de 2025 celebra-se o Dia Mundial dos Professores, este ano sob o lema “Docentes pela Paz e Democracia”, uma iniciativa da Education International (EI), organização que representa mais de 32 milhões de docentes em 178 países.
Esta data lembra a adoção das Recomendações da UNESCO de 1966 e 1997, que estabelecem direitos, responsabilidades e normas internacionais que orientam a profissão docente em todo o mundo.
Em 2025, a ênfase recai sobre o papel fundamental dos professores e educadores como garantes da democracia, da liberdade académica e da cidadania ativa. Numa altura em que valores democráticos são postos à prova em várias partes do mundo, a EI sublinha que não pode haver democracia forte sem professores respeitados, valorizados e com condições dignas de trabalho.
Globalmente, a profissão continua a enfrentar desafios:
- escassez e abandono crescente de professores;
- condições de trabalho desajustadas;
- remunerações pouco competitivas;
- desvalorização social e limitação da autonomia profissional.
Estes problemas enfraquecem não apenas a profissão, mas também a capacidade das escolas para formar cidadãos críticos e participativos que são a base de qualquer sociedade democrática.
Desde 1992, a ASPL — Associação Sindical de Professores Licenciados inscreveu nos seus Estatutos (Art.º 3.º) objetivos claros de valorização e defesa da profissão, entre os quais:
- promover a valorização social, cultural e profissional dos professores;
- assegurar a participação efetiva no processo educativo;
- incentivar a inovação pedagógica e criativa;
- melhorar as condições de trabalho dos seus associados.
Três décadas depois, esses princípios permanecem atuais e ainda mais urgentes. Fortalecer a educação significa fortalecer a democracia.
Neste Dia Mundial dos Professores 2025, a ASPL reafirma:
Sem professores valorizados, não há futuro para a democracia.
ASPL, sempre consigo — e sempre pela democracia!
